PROTEÇÃO BÁSICA

Tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destinados à população que vive em situação de vulnerabilidade social. Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e indivíduos.

PROGRAMAS, PROJETOS E SERVIÇOS DA PROTEÇÃO BÁSICA:

1) CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica, nas áreas de vulnerabilidade e risco do município.
Em Conchal encontra-se na Rua dos Petermann, - Conjunto Habitacional Dep. Barros Munhoz - Telefone: (19) 3866 4988.

Acesse: FACEBOOK CRAS CONCHAL

São de competência do CRAS:

-Oferta do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF);
- Busca Ativa;
- Articulação da Rede Socioassistencial;
- Inserção e acompanhamento das famílias em Programas Sociais da Proteção Básica;
- Execução e ou monitoramento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Projetos do CRAS:

- Projeto Motiva Ação: atende adolescentes encaminhados pela Escola Jardim Bela Vista e Serviços de Convivência.
- Projeto "Bem Vindo a Vida": atende gestantes através de atividades artesanais (confecção de enxoval e orientação psicossosial)
- Projeto Acolher: atende famílias com crianças de 0 a 6 anos, através de atividades lúdicas e socioeducativas.

Programas Sociais de Transferência de Renda:

- Bolsa Família (*): atende hoje 1.243 famílias no município;
- Renda Cidadã: atende hoje 65 famílias no município;
- Ação Jovem: atende hoje 150 adolescentes.

(*) O acompanhamento e orientação das famílias inseridas no Programa Bolsa Família é realizada pelo CRAS, porém a Gestão de Benefícios, Cadastro e atualização Cadastral é realizada na Central de Cadastro Único.

2-) CENTRAL DO CADASTRO ÚNICO

Facilita o acesso da população aos programas sociais, uma vez que mantém uma base de dados atualizada, priorizando a inserção de famílias em Programas do Governo Federal.

3-) SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO

Tem como público-alvo crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Atualmente o município atende todas as demandas acima na modalidade de serviços de convivência, porém as pessoas com deficiência são atendidas pela APAE com repasse de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social. Estes serviços desenvolve ações de fortalecimento da convivência familiar e comunitária através de atividades socioeducativas, esportivas, artesanais, culturais, lazer e recreação. Também possibilita a inclusão social através de oficinas de formação e qualificação profissional.

Projetos:

- Projeto Conviver - Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes Adelina Neme Zani, atende crianças e adolescentes de 7 a 13 anos - Coordenadora: Helenice Lozano
- Projeto E.I.V.E.M.C.A - Educação Inovadora Vida em Movimento com Amor, atende adolescentes de 12 a 17 anos - Coordenadora: Regina Zanesco
- Projeto Melhor Estação - Serviço de Convivência para Idosos, atende pessoas com idade a partir de 60 anos - Coordenador: Nathália Bonfantti. Acesse o FACEBOOK DO GRUPO MELHOR ESTAÇÃO