Saúde

O Tabagismo É uma doenÇa disfarÇada de hÁbito

O tabagismo é considerado pela OMS uma doença, pois a nicotina contida no cigarro é uma droga e causa dependência provocando alterações físicas, emocionais e comportamentais no fumante (ACTBR). O cigarro é hoje, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, Malária e Varíola juntas. No Brasil morrem cerca de 105 mil pessoas por ano (INCA/MS).
A nicotina é responsável pelo vício, atuando como estimulante do sistema nervoso. Quando a pessoa fuma, tem a sensação de prazer e bem estar, por ser passageira gera ansiedade e mal-estar o que leva a pessoa a sentir necessidade de outro cigarro. É estabelecida então a dependência física e psicológica pelo fumo
No Brasil, estima-se cerca de 25 milhões de fumantes ativos, sem contar as pessoas que convivem diariamente com estes fumantes em casa ou no trabalho e que também estão expostos aos riscos do tabaco, são conhecidos como fumantes passivos. As crianças são as mais prejudicadas, sofrendo um grave risco de desenvolver doenças pulmonares. (OPAS)
Entrou em vigor no dia 07 de agosto de 2009, proíbe o uso de cigarros e demais produtos fumígenos nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo. O objetivo dessa nova lei é a alinhar São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo Tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. Não haverá sanção contra os fumantes, entretanto, os estabelecimentos poderão ser multados e até interditados temporariamente. As fiscalizações serão realizadas pela Vigilância Sanitária e Procon.
A lei tem como objetivo respeitar o direito de todos: o direito do fumante de fumar e o direito do não-fumante de não fumar.
Atualmente existe tratamento para o tabagismo com medicações e terapia, associado principalmente ao autocontrole e determinação do fumante para deixar o vicio. O apoio e estÍmulo de amigos e familiares também é importante.

tratamento

O Tratamento acontece no CEMEC e conta com equipe multiprofissional (médico, enfermeiras, psicóloga, dentista e assistente social) que trabalha com abordagens intensivas aos fumantes que desejam parar de fumar. Maiores informações no telefone 3866 7777 ou pessoalmente com Assistente Social Mariela das 07h às 13h.

O que você ganha parando de fumar

É normal que ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:
• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
• 5 vezes maior de sofrer infarto;
• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral ;
pessoalmente com Assistente Social, Mariela das 07h às 13h.

Se parar de fumar agora...

• após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;
• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
• após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou;

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal.
Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!!!!

Serviços


Secretarias e entidades

  • Prefeito
  • Vice-Prefeito



 


Previsão do Tempo