Adicionada por: ADMINISTRADOR, 31/07/2018 às 16:14hs.
Categoria: SAÚDE

Saúde promove campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil
A imunização começa no dia 04 de agosto, dia "D" da campanha, das 8h às 17h na UBS do Centro, Cemec e no Centro de Convivência "Irma Torres de Macedo" (posto volante)

A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Saúde, promove a campanha para imunizar contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil), neste mês de agosto. As crianças de 1 ano a 4 anos são o público-alvo e devem ser vacinadas para proteção contra as doenças.

A imunização começa a ser feita no dia 04 de agosto (sábado), dia "D" da campanha, das 8h às 17h na UBS do Centro, Cemec e no Centro de Convivência "Irma Torres de Macedo" (posto volante), localizado ao lado da Guarda Civil Municipal.

De 06 a 31 de agosto a campanha será realizada em todas as unidades básicas de saúde, Posto de Saúde de Tujuguaba e Cemec das 07 às 16 horas.

A orientação é que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacina da criança.

Sobre pólio e sarampo

A poliomielite está eliminada no Estado de São Paulo desde 1988 e trata-se de uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente membros inferiores. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, como saliva, tosse, espirro, mais frequentemente, ou objetos, alimentos e água contaminados com resíduos de doentes.

A circulação endêmica de sarampo foi interrompida no Estado no ano 2000 e não há casos autóctones. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido.